domingo, julho 31, 2011

A nossa Permacultura na Islândia!

A Permacultura é de facto possível na Islândia, um clima polar.
Mudei-me para cá no ano passado, para a ecoaldeia Sólheimar, que está localizada no sudoeste da Islândia, com um clima mais ameno polar: verão são curtos, mas amenos, os invernos têm muita neve. Estou a crescer tanto em ambientes internos, uma conservatória virada a sul, e ao ar livre, num local exposto a sudoeste e uma localização abrigada a nordeste.



Dentro de casa cresço variedades anãs de tomate, pimentão e berinjela, uma planta de gengibre, acelga, rúcula e ervas diversas (cebolinha, tomilho, sálvia, erva-cidreira, hissopo, segurelha, orégano e manjerona).

Lá fora, cresço uma cama com cebola, cenoura e beterraba, outra com aipo, erva-doce, brócolis e chicória, outro com nabo e outros verdes, e outra cama com uma bela combinação (plantas companheiras) de acelga, beterraba e kohl rabi (abaixo).

Abaixo está a cama com beterrabas, cenouras e cebolas.


Duas zonas muito belas do jardim são as camas de flores silvestres para atrair animais selvagens, como abelhas e borboletas e proporcionar muita cor.



Na parte nordeste, mais sombria, estou a crescer algumas camas com vegetais orientais, ruibarbo e levístico (dois vegetais locais).



terça-feira, julho 26, 2011

Mudanças no Cantinho Verde. Importante (ler)

Tu subscreveste ao Cantinho Verde.

Porém, tenho escrito muito mais no mesmo blogue mas na versao inglesa (the Green Spot), dado ter mais audiência.

Se quiseres continuar a receber as novidades da minha Jardinagem e Permacultura, sugiro que percas uns segundos e vás ao seguinte link e torna-te fã. http://www.facebook.com/pages/​The-Green-Spot/118238218238132

Em alternativa, podes ir a http://feedburner.google.com/fb/a/mailverify?uri=greenspotenglish e subscrever o serviço de subscrição por e-mail, para seres notificado quando eu escrevo um novo artigo.

Vou começar a escrever muito mais frequentemente. Tenho já vários artigos preparados para os próximas dias e semanas, sobre Permacultura e diferentes plantas.