Parietária (Parietaria officinalis e Parietaria Judaica) - erva selvagem comum, crescendo em muros, baldios e jardins . Também conhecida por alfavaca-de-cobra em alguns locais de Portugal (embora uma mesma planta brasileira tenha a mesma designação). O chá (folhas e caules) tem efeito diurérico, efeito positivo nas doenças biliares e dos rins, e também usado contra o catarro. Ver abaixo.
Hipericão rastejante ou rasteiro - Hypericum humifusum
Planta existente em Portugal, mas de momento não sei os seus efeitos medicinais. Ver abaixo.
Leituga ou Serralha (Sonchus oleraceus) , planta algo idêntica ao dente-de-leão (Taraxacum officinale), tem um parente muito próximo, o Sonchus asper, e é muito vulgar como erva daninha e selvagem. É uma planta comestível (tal como o dente-de-leão) embora com sabor bem mais amargo. A cozedura tipo espinafre elimina este sabor. É rica em vitaminas, é usada no tratamento do vitiligo, e regula o fluxo menstrual. O chá das folhas reduz a febre. O cataplasma das folhas reduz inflamação na pele. A seiva é usada no tratamento de verrugas. O chá dos caules é um laxativo forte, portanto usar com cuidado. Ver abaixo.
Uva do diabo - Os frutos são comestíveis, crus ou usados em tartes. Os frutos são também laxativos e tónicos. A folha é comestível, mas é tóxica em grandes quantidades. Ver abaixo.
Grossularia reclinata ou Ribes reclinata ou Ribes uva-crispa
Base de dados, plantas comestíveis: Plants for a future
Curas naturais, visitar o blogue http://naturalhealingnaturalcures.blogspot.com
4 comentários:
Há pessoas se curando do vitiligo tomando suco de folha de serralha.
Pode-se fazer tb floral de minas chamado sonchus para depressão com causa conhecida, e pessimismo.
Por favor, deixe o site onde pesquisaram as plantas, para uma melhor interpretação das ´pessoas
Aqui onde moro é muito raro encontra a erva-moleirinha(fumaria). Alguém poderia indicar-me onde comprá-la viva ou suas sementes, ou, alguém sabe onde encontrá-la para vender a minha pessoa? Desde já agradeço (edimar.siqueira@hotmail.com)
Enviar um comentário