sexta-feira, dezembro 15, 2006

Chás para alergias e asma

O Cantinho Verde vai iniciar uma secção de ervas e chás para ajudar a curar determinados problemas. Esta semana é a vez das alergias e asma.

Os seguintes chás ajudam: urtiga (estimula a circulação, possuí antihistamínicos, cura a febre dos fenos e é uma boa escolha para as alergias nasais), menta (inalar os vapores ajuda a limpar as vias respiratórias), canela (é desinfectante e possuí um químico que ajuda às alergias), alecrim (estimula a circulação, desloqueia a contracção das vias respiratórias que causam a asma e alergias), Gingko biloba (é um estimulante da circulação, possuí antihistamínicos naturais que ajudam melhoram as alergias e a asma, não usar em pessoas com risco de derrames internos, usar com moderação), reishi (reduz as alergias) e Ephedra (é muito usada na medicinal tradicional chinesa, é um estimulante poderoso, usar com bastante precaução e com conselho de especialista). Outras plantas incluem o sabugueiro, a Nepeta cataria, o tanaceto (Tanacetum parthenium), a erva-cidreira (Melissa officinalis) e a cúrcuma.

O alecrim e a Gingko biloba são também notórios estimulantes de memória e o alecrim é um antidepressivo. A ephedra aumenta a temperatura corporal, acelera o metabolismo, estimula o cérebro e é um estimulante idêntico à adrenalina (daí a precaução). Um chá de canela com mel tem possuí inúmeros efeitos benéficos http://www.advancedhealthplan.com/honeyandcinnamon.html

2 comentários:

One disse...

Olá Paulinho,

Força aí com o blog, estou muito positivamente impressionado!

Uma pergunta: o alecrim para fazer chã usam-se as folhas frescas ou é preciso secar? E deve-se partir as folhas ou pode-se pôr assim inteiras?

É que com tanto alecrim por aqui quero experimentar...

Abraço e boa continuação

One disse...

Já agora, econtrei este site que me parece útil e informativo: http://www.plantaservas.hpg.ig.com.br/arquivos/ervas1.htm e navegar por aí...