sábado, março 14, 2009

Calendário lunar e influência na agricultura. (Sideral and tropical calendar in Biodynamic Agriculture)


Falta começar as experiências biodinâmicas.

Pude verificar que a influência do calendário lunar no tempo é real e fácil de seguir. O calendário a seguir é o tropical e não o sideral, como a Maria Thun considerou. Aliás, ambos contém as suas falhas. De uma maneira geral, o calendário tropical é preciso, excepto que quando marca Caranguejo tropical a influência ainda é de Gémeos, e que quando marca Leão tropical a influência é de Caranguejo e depois de Leão. Eu presumo que a influência do signo é a mesma quer seja aplicado à metereologia, às plantas, ou às psicologias humanas (astrologia).
Aliás, citarei isto mais em detalhe num post futuro.

De acordo com o Rudolf Steiner (e Maria Thun) quando a lua passa por signo fogo é a altura melhor para semear plantas de fruto, quando passa em signos de ar, plantas de flor, em água plantas de folha, e em terra plantas de raíz.
Ainda mantenho as minhas dúvidas em relação a isso, pois li uma vez num livro (do qual agora não me recordo do nome; era francês) que a melhor altura para plantar a maioria das colheiras era em signos água e que batatas poderiam ser cultivadas com mais sucesso noutros signos.
Basta só experimentar e ver.
As minhas experiências de 2007 (ver posts antigos) demonstraram-me bem, que pelos menos os rabanetes produzem muito melhor, quando semeados em lua terra. Há que estudar agora cada cultura para cada lua, contando não só os signos, como a fase da lua, os nódos, e coisas assim.

Sem comentários: