sábado, outubro 11, 2008

Tuberculos e raízes comestiveis e alternativos

Encomenda de frutos, vegetais e sementes de plantas tropicais:
http://www.tropilab.com/tropicalfruit.html
http://www.seedsofchange.com (imensas sementes, infelizmente nao enviam para a Europa)
irei escrever mais links em breve

Tuberculos comestiveis alternativos:
http://www.bbg.org/gar2/topics/kitchen/2003su_tubers.html
http://www.pfaf.org/leaflets/altroots.php PFAF, muitas espécies alternativas
http://www.glasshouseworks.com/trop-o.html

Vou mencionar alguns dos tubérculos interessantes que são cultivados na América do Sul, de modo semelhante ao da batata. De momento estou a recolher os links onde estas espécies podem ser encomendas e cujo envio é permitido para Portugal.
  • Yacon, esta das quatro espécies que apresento aqui parece ser a mais prezada e apetecível, sao tubérculos suculentos, deliciosos e que se podem comer crus, inclusivé a folhagem da planta é cozinhada como espinafre; os Incas valorizavam muito esta planta. Pode ser cultivada no clima de Portugal, sao tolerantes ao calor, mas infelizmente algumas horas de frio (menos de 10°) podem matar a planta. Pode ser cultivada nas nossas terras. http://www.realseeds.co.uk/unusualtubers.html
  • Oca, Oxalis tuberosus, Sao um vegetal muito cultivado na América do Sul, quase segundo a seguir à batata, o sabor é oxálico do tipo espinafre ou cebola (portanto eu nao devo gostar muito), aguentam geada, de muito fácil cultivo, e ãao secos ao sol primeiro para ficarem mais doces. http://www.realseeds.co.uk/unusualtubers.html
  • Tropaeolum tuberosum, Anu: cultivada desde há quase 8000 anos, é uma planta parente das chagas e portanto os tuberculos tem um leve sabor apimentado e picante. Não gosta de climas humidos e muito quentes, e só desenvolve os tuberculos a partir de Setembro o que requer portanto que nao haja frio precoce, mas aguenta alguma geada. http://www.burncoose.co.uk/site/plants.cfm?pl_id=4607
  • Pachyrhizus tuberosus, Jícama, estes são tuberculos enormes, suculentos e brancos que crescem em cerca de 6 meses e colhem-se em Setembro e aguentam bem o clima portugues. Mais ou menos de cultivo como as batatas, aguentam alguma geada mas nao temperaturas muito negativas que normalmente nunca ocorrem em Portugal. Comem-se crus, assados ou cozidos, a parte área tal como a batata é tóxica (a planta é tipo feijao). http://www.sandmountainherbs.com/jicama_yam_bean.html e http://www.bountifulgardens.org/products.asp?dept=43
  • Ulluco, http://www.realseeds.co.uk/unusualtubers.html

Além destes temos as espécies mais conhecidas e à venda em Portugal (por vezes apenas em lojas mais especializadas ou nos hipermercados: as batatas doces, o gengibre, o tupinambo (Helianthus tuberosus; "jesuralem artichokes"), inhame, a pastinaca ("parsnip"), o nabo da suécia ("swedes"), a scorzonera, raíz de salsa (Petroselinum crispum tuberosum), os vulgares rabanetes e rábanos, e sem ser propriamente raízes, a couve-rábano e o aipo-rábano. Algumas destas sao extremamente resistentes ao frio, inclusivé a temperaturas quase glaciais. E como se sabe dado várias serem plantas perenes, sao muito apreciadas por praticantes de Permacultura.

Cá em Viena usámos várias destas plantas vulgares na nossa alimentação e várias em salada crus, como a raíz de salsa, a pastinaca, os rabanetes, a couve-rábano e o aipo-rábano. Já experimentámos cultivar pastinaca, scorzonera, couve-rábano e o gengibre, além da batata, nabos e rabanetes. Se precisarem de conselhos sobre o seu cultivo, peçam através dos comentários. Também temos essas sementes e mais algumas das acimas mencionadas.

Cenouras fantásticas
Outra coisa, sabiam que existem variedades de cenouras de cores fantásticas, como o roxo, o branco, o vermelho e o amarelo! Comprámos sementes destas cá, sao absolutamente naturais e sao inclusivé as cenouras que eram comidas pelos europeus há muitos séculos atrás. As cenouras originais eram brancos ou roxas e só depois é que passaram a ser cor de laranja.


Rúben, este post escrevemos a pensar em ti: são tubérculos que se podem comer cru!
Óptimos para uma dieta crudívera!

Yacon

No site do PFAF, ao qual aconselho vivamente uma visita com tempo, encontram-se muitas mais sugestões de plantas com raízes e tubérculos comestíveis (ver link acima):


Também sugiro que vejam esta lista de espécies perenes comestíveis com muito interesse:

Por último....

Tenho várias destas plantas (yacon, skirret, chinese artichokes, tiger nuts, e várias das mais vulgares acima mencionadas, quem estiver interessado é contactar-me.


2 comentários:

Mastabloid disse...

BOM DIA!!!!!

:) hehehe

MUITO OBRIGADO!!!!!!!!

Rosarinho disse...

Este post não é recente mas deu-me ideias fantásticas :)