quarta-feira, janeiro 24, 2007

Plantas silvestres medicinais ou comestíveis

Hera Terrestre (Glechoma hederacea ou Nepeta hederacea) - muitas vezes considerada erva daninha, de flores labiadas violeta, é terapéutica para os problemas dos rins e sistema urinário pois é diurética e purificante (liberta o chumbo do organismo), para a maioria das mucosas como ouvidos, nariz, garganta e sistema digestivo, dores de dentes e ouvidos, inflamações dos olhos, é anti-inflamatória para gripes e resfriados (rica em vitamina C), para a flautência e para doenças de fígado ou baço. O chá é excelente para limpar as vias respiratórias e o sistema digestivo. As folhas novas podem ser comidas crus em saladas para dar um aroma, em infusão ou cozidas como espinafres. A seiva acelera o tratamento de feridas quando aplicada externamente. Não confundir com a Malva neglecta. Não usar em dose elevada (pode ser irritante para o estômago) e usar com precaução. Vulgar. Ver abaixo.

Ciledónia (Chelidonium majus) - a planta é tóxica e o líquido da planta é corrosivo, irritante e pode causar paralisia. Não ingerir. Só é usada externamente para casos de verrugas e outras anormalidades de pele, e com aconselhamento adequado. Muito vulgar no nosso país. Ver abaixo.



Beldroegas (Portulaca oleracea) - é anual, cresce muito com erva daninha no interior de Portugal no Verão, rasteira, de folhas tenras e carnudas e caules avermelhadas. São muito comestíveis, (as folhas e caules, crus ou cozidos) de sabor acidificado e rica em ácido salicílico. É muito usada em sopas e saladas em receitas tradicionais. É cicatrizante e indicada para diferentes coisas como fígado, rins, olhos e colesterol. Rica em ómega-3. Já comi desta! Ver abaixo.




Borragem (Borago officinalis) - é anti-inflamatória e diurética e rica em sais minerais como o potássio e cálcio, usada para as afecções das vias respiratórias e urinárias e muitas outras coisas como tensão pré-menstrual ou evitar a melancolia. Pode ser usada em chá (bem filtrado) ou as folhas frescas comidas na salada (cortadas finamente) ou em sopas, mas deve evitar-se o consumo pois a planta contém alcalóides tóxicos para o fígado que estão no entanto presentes em quantidades bastante pequenas. Não usar frequentemente. As flores têm cinco pétalas. É bastante comum nos baldios e campos. Ver abaixo.



Pimpinela (Sanguisorba minor) - Vulgar também em alguns locais de Portugal, é comestível (caules e folhas, em sopas ou saladas) mas não é de grande valor nutritivo. A planta é eficaz a parar sangramento em feridas. A infusão trata irritações da pele como eczemas e queimaduras solares. Já comi desta! Ver abaixo.



6 comentários:

João Paulo Sousa disse...

Olá! Parabéns pelas postagens, ótimo conteúdo. Gostaria de saber se vc pode me indicar/vender sementes de Hera-terrestre (Glechoma hederacea). Desde já agradeço. João Paulo Sousa

Anónimo disse...

bibliografia?

Dionea vasconcellos disse...

Onde posso comprar mudas dessas ervas?

AC disse...

Partilhas destas são sempre pertinentes e, acima de tudo, muito úteis. Mas há muito mais na nossa flora, fico a aguardar por mais partilhas do género.

Unknown disse...

Obrigado por compartilhar todas essas informações,são muito importantes e especiais de grande aprendizado.

Unknown disse...

Boa tarde. Estou muito grata por compartilhar as informações.
Gostaria de saber onde compro mudas ou sementes de Hera Terrestre. Estou precisando muito.
Gratidão imensa ❤️