quarta-feira, janeiro 24, 2007

Agrião



Assim como a maioria das verduras de folha, o agrião (Masturtium offifcinale) é um vegetal de baixo teor calórico. Fornece 22 calorias em cada 100 gramas. O agrião é originário do sudeste da Ásia, e vem sendo utilizado há vários séculos na Europa, principalmente por gregos e romanos, que apreciavam banquetes ricos em especiarias e saladas picantes. É considerado uma das principais fontes de vitamina A, essencial para a boa visão e para manter a saúde da pele. Apresenta ainda vitaminas do Complexo B(responsáveis pelo crescimento), além de grande quantidade de vitamina C.

Tem alto potencial de sais minerais como Iodo, Enxofre, Fósforo e Ferro. Eles são importantes para o funcionamento da glândula tiróide, ajudam na formação de ossos e dentes, evitam a fadiga mental e estão ligados à produção de glóbulos vermelhos do sangue.

O agrião combate a ácido úrico, a tuberculose, o raquitismo, a formação de pedras nos rins, as cistites e ainda os efeitos tóxicos da nicotina. Como um dos produtos mais ricos da natureza, o agrião é digestivo, faz bem ao fígado, é diurético e é bom para os diabéticos.

O sumo de agrião, fervido com leite, em partes iguais, dá excelentes resultados contra as enfermidades do peito, catarro e reumatismo. Dá um remédio eficiente para a bronquite e a tosse quando misturado com mel.

Devido às suas propriedades tónicas e estimulantes, o agrião abre o apetite. Assim, deve ser, sempre, servido como primeiro prato, em forma de salada, principalmente nos dias quentes, quando é muito refrescante.

Na hora da compra, escolha o maço que tiver folhas verdes e brilhantes, firmes, limpas e sem marcas de insectos. Nessas condições pode ser conservado no frigorífico por 3 a 4 dias.

1 comentário:

Anónimo disse...

http://fitomedicina-fitomedicina.blogspot.com/
veja este blog, tratam do mesmo assunto