quarta-feira, janeiro 10, 2007

Fertilizantes alternativos

Urina diluída: Fertilizar o solo com a nossa urina (sim é verdade - pois é estéril logo após a sua saída e de uso seguro, excepto em pessoas com infecções urinárias). Esta é rica em azoto/nitrogénio assim como fósforo e potássio, muito úteis para as plantas e ajudando assim a diminuir também à contaminação por sobre-nutrientes dos nossos rios e mares provenientes dos nossos esgotos domésticos.
Diluir com água 1:15 no caso de ser no solo ou 1:30 no caso de ser para vasos. Esta deve ser aplicada junto ao solo para evitar odores e queimar as folhas. Aplicar apenas uma vez por semana e até dois meses antes da colheita.

Restos de leite: diluir 1:10-1:20 ou inclusivé com os restos da utilização de cada embalagem e em vez de deitar cano abaixo usar para as plantas uma vez por semana. Rico em cálcio, fósforo e azoto.

Cascas de ovo: juntar as cascas secas de alguns ovos, partir em pedacinhos e adicionar à terra, ou ferver as cascas de ovo e deixar imersas durante 8 horas e depois filtrar e aplicar uma vez por semana a cada vaso
são ricas em cálcio e potássio


Além destes, fazer compostagem caseira também fornece após alguns meses composto, um valioso e rico adubo natural. Em breve será descrito aqui também, como fazer compostagem, como usar adubo verde (plantas que fixam naturalmente nutrientes) e os resultados dos fertilizantes naturais mencionados em cima.

1 comentário:

Maristela G Rezende disse...

Olá, estou muito interessada na HERA TERRESTRE e gostaria de saber se pode me informar onde posso comprar mudas dessa planta.
Obrigada.