segunda-feira, abril 16, 2007

fazer Sabão Natural/ Natural Soap making

Receita para 20 sabonetes

Ingredientes: 1020ml de azeite, 120g de soda cáustica (hidróxido de sódio), 360ml de água preferencialmente de nascente ou das chuvas, balde de plástico, colher de pau, luvas para protecção, vinagre, especiarias ou óleos essenciais para dar aroma e textura.

Nota de precaução: a soda cáustica é bastante corrosiva em contacto com a pele. Usar sempre luvas até que o sabão esteja sólido. Adcionar apenas a soda à água e nunca o contrário! A adição liberta bastante calor. Em caso de salpicos neutralizar com vinagre. A soda é vendida em drogarias (ter cuidado para escolher soda sem qualquer outro químico adicionado!)

Procedimento: aquecer ligeiramente o azeite. Adicionar lentamente e com cuidado a soda à água, num balde de plástico. Mexer com a colher de pau. Quando terminar adicionar lentamente o azeite à água. Mexer durante 20min e depois esporadicamente durante dois dias até que a mistura comece a ficar sólida. Em alternativa, pode usar uma varinha mágica durante aprox 15min (a varinha fica inutilizada para uso alimentar). Assim que a mistura atinja uma consistência espessa verter para os moldes (podem ser caixas de bolachas, cartão/plástico ou meias-embalagens de leite). Adicionar só nesta altura algumas gotas de óleos essenciais (alfazema, jasmim...) para dar perfume, especiarias para dar cor (canela...) ou flocos de aveia ou raspas de côco como esfoliante (são opcionais estas adições). Deixar repousar durante duas semanas antes de usar. Este sabonete pode ser usado para tomar banho sendo o seu pH após as duas semanas completamente neutro para a pele (se usadas as proporções indicadas)

Óleo a usar: outro óleo alimentar pode ser usado, o azeite dá um sabonete de excelente textura e suavidade para a pele mas demora bastante tempo (mais de um dia) a solidificar. Caso usem outro óleo usem a calculadora em http://www.thesage.com/index.html para determinar os volumes a adicionar. Os restos de óleos alimentares de frituras para podem reciclados para fazer um sabão de pobre qualidade para lavar a roupa (mas não incluir óleos de fritura de peixe ou carne)

Alternativas ainda mais ecológicas: neste momento, estámos a pesquisar fazer mais sabões com métodos mais amigáveis ainda do ambiente. Este sabão já o é bastante e para a pele, ao passo que praticamente todos os sabões convencionais contém químicos perigosos para a saúde e ambiente. É um sabão idêntico aos vendidos como produtos naturais. As alternativas em questão, envolvem o uso de água com cinzas filtrada em alternativa à soda, ou sabão feito de plantas como a saponária cujas folhas fervidas fazem espuma naturalmente. Um outro método de limpeza da pele, envolve o uso de argila, ou infusões de outras plantas.
Assim que optizemos um destes métodos, escreveremos aqui no blogue.

*Escrever mail em caso de dúvidas*

11 comentários:

MJ disse...

Oi :)

Parece-me que aprecias productos naturais, por isso vou partilhar contigo algumas receitas que tenho de diversos preparados fitoterapêuticos.
Vou enviar-te para o mail que está no blog.
Espero que te seja útil.
Boas experiencias! :)

Maria João

paulo disse...

:-)

Obrigado Maria.
Posso depois colocar aqui as receitas?

MJ disse...

Claro!
O prazer está na partilha :)

Lara_li disse...

Gostaria de dar uma olhada no material da Maria João também. Vocês poderiam me enviar??
Sou apaixonada com coisas não poluentes e alternativa.
Grata, Larissa.

Lara_li disse...

Meu e-mail é lara_li@hotmail.com.

Anónimo disse...

Olá,

Experimentei fazer sabão natural, e ficou razoavel.
Fiz com oleo de fritar batatas. Uma forma de reciclar e poupar o ambiente.
E agora fiquei com duvidas sobre o uso que lhe posso dar. Não pode ser usado na pele??? só dá p lavar roupa?

Também gostava de receber as receitas de preparados fitoterapêuticos.
Não encontrei aqui no blog.
obrigada

bjo
Sophief

paulo disse...

Olá Sophie,

O sabao feito com óleo de fritar só deve ser usado para lavar louca, roupa ou eventualmente as maos. Nao acho sensato para a pele visto ter sido feito com gordura sujeita a altas temperaturas (oleo de fritar)!

Eu só tomei banho com sabao feito com azeite, e tendo o cuidado em colocar as quantidades indicadas para o que sabao saia bem suave. Se te sair algo duro, experimenta colocar um pouco mais de azeite. Quando o sabao é mais duro tende a ser mais aspero na pele, se for suave entao é optimo na pele, mas pode durar bem menos tempo.

Olha, os preparados fitoterapeuticos nós nunca fizemos. Vou ver se encontro no meu computador os que a Maria Joao me enviou. Já fizemos foi shampoo natural. E a minha companheira já fez cremes e balsamo; a ver se colocamos estas receitas aqui no blogue. Se precisares de alguma, pede-nos. Beijinhos e boa sorte.

Anónimo disse...

Olá

Adorei o blog. Tenho apenas uma dúvida. Qual é a quantidade de vinagre?

Obrigada.

Bjs

Lídia Faria

Lídia disse...

Anónimo Anónimo disse...
Olá

Adorei o blog. Tenho apenas uma dúvida. Qual é a quantidade de vinagre?

Obrigada.

Bjs

Lídia Faria

5:14 da tarde

Unknown disse...

Olá, você tem receita de sabonete de óleo de côco? Me passa por favor meu e-mail é saramrout@gmail.com

Cella disse...

Olá, boa noite!
Primeiramente obrigada pela receita!
Quero fazer meu primeiro sabonete natural para corpo (só fiz o para louça).
Porém tenho algumas dúvidas!
1) posso colocar ervas nessa água que vai ser utilizada na receita? Pensei em usar alecrim, fazer um chá e depois coar, usando apenas o líquido. Isso pode prejudicar a receita?
2) qual é a quantidade indica de óleo essencial para essa receita? Com 20 gotas consigo obter cheiro?
3) posso misturar o azeite com manteiga de cacau natural? Qual seria a proporção?

Uma dica legal a pra quem quiser fazer o sabão de louça feito com óleo de cozinha é colocar um pouco de suco de limão.. o suco ajuda a amenizar a soda cáustica! ;)

Muito obrigada!
Marcella