quarta-feira, abril 30, 2008

Abril 2008, em Viena e já com plantinhas aqui!

Olá a todos,

Desde Marco que estou a viver em Viena com a minha companheira.

Saudades da varanda em Braga que creio estar a ser tratada pelo senhorio enquanto fico aqui até ao Verao.

No entanto, aqui já iniciei uma varanda verde (embora muito menor) dividida com o senhor dono da casa austriaco que por acaso também é policia como o senhorio de Braga! Vejam a coincidencia!
Semeei rúculas, rabanetes e agriao, e compramos um tomilho e um levístico, além dos pequenos tomateiros, pimenteiros e salsa frisada que já estavam nesta pequena nossa varanda.
O único inconveniente é a sua soberba exposicao a sul. Exige que reguemos as plantas todos os dias, mesmo quando o tempo aqui ainda é primaveril e ainda nao muito quente.

Rute: aproveito para te perguntar, quase leias este post, que tal foi o terreno que compraste, onde foi e como está a ser? Temos uma ideia semelhante também pro nosso futuro...

Alem disso temos lido algumas coisas de agricultura biodinamica e auto-suficiencia, misturados com os planos e sonhos do futuro. Existe em minha opiniao, um certo sentido de urgencia neste nosso reconectar (ja lá dizia o Rudolf Steiner), vem as crises da energia, da economia e dos precos da comida, e nao há nada como voltarmo-nos para a natureza, fazer alguma criatividade e cultivarmos parte da nossa comida e gastos mensais.

Uma ideia interessante que acho que se devia ter, era todos nós que fazemos estas coisas, guardarmos as sementes das nossas variedades para um dia quem sabe partilharmos entre todos.

3 comentários:

RUTE disse...

Oláááááá!!!

Estou feliz de encontrar noticias vossas no Cantinho Verde :-))

O meu terreno é no Distrito de Portalegre, Concelho do Gavião, Freguesia de Belver :-))

São apenas 1000 m2. Mas para passar da varanda para o terreno, basta-me.

Aos poucos atinjo os objectivos propostos mas tem de ser muito devagarinho porque os euros são poucos e não quero contrair créditos.

Quanto a guardar as sementes, já tenho esse hábito. Especialmente desde que consumo só produtos biológicos. Assim como tenho o hábito de comer quase tudo com casca, para evitar desperdicio.

Mas não guardo todas as sementes porque depois não planto todas :-(.

Beijinhos para vocês, e dá noticias da tua horta em Viena, por favor. Se possivel com fotos.

Anónimo disse...

Olá!
Há mto que visito este blog que mto aprecio e onde tb aprendo mtas coisas.
Nunca me deu para comentar, essencialmente por falta de tempo, mas hoje, cá estou para informar que, qd vos for possível, e se assim o desejarem, têm um prémio para levantar no meu blog (Http://igreen.blogs.sapo.pt). Desejo-vos um bom regresso e que continuem este trabalho espectacular.
Paula

Dama do Lago disse...

Fico feliz por estares de volta à blogolândia e que as jardinagens continuam por aí :). Gostei da ideia da partilha, tanto de sementes como mesmo de plantinhas. Por aqui tenho bastante dificuldade em cultivar plantas comestíveis, exceptuando as plantas aromáticas e medicinais que se dão muito bem. Tenho pouco espaço mas tenho conseguido propagar algumas espécies com bastante sucesso.