sexta-feira, maio 30, 2008

Cantinho Verde Viena

A vista geral do nosso cantinho verde em Viena.

O que se arranja em casa alugada e urbana: vários tomates e pimentos, saladas como rúcula e agrião, rabanetes, e ervas aromáticas como levístico, tomilho, alecrim, basílicos e salsa:


Tomateiro e rúculas


Morangueiro, agrião e um pimenteiro


Vista parcial da varanda


Pimenteiros e rabanetes


Rúculas

3 comentários:

Cathy disse...

Dá gosto!
Parabéns pelas culturas!
Consulto frquentemente o seu blog, e cada vez que o revisito, gosto de ver as suas varandas... recomendo às minhas amigas, para ver se consigo passar-lhe também este meu gosto pela agro-bio, ainda que em varanda!
Aqui este mês que passou foi devastador para as culturas, quer de tomate, quer da batata, cebola e até do vinho... com o famoso mildio a atacar...
Colhe-se sempre qualquer coisa e isso é o mais importante!

Dama do Lago disse...

Nada mau esse cantinho :)! Está muito bonito e bem aproveitado. Parece-me que mais vale uma varanda com sol a mais do que uma com sol a menos, que é o caso aqui em casa. Este ano tentei pimenteiros, e tomateiros mas não vingaram.

paulo disse...

Cathywoman: ter o máximo de biodiversidade numa horta é o recomendado, pois se uma coisa corre mal, outra pode ser correr bem. O clima pode ser seco num ano e chuvos noutro. Contém com isso.

Dama do lago: qualquer local pode servir, apenas tens que adaptar as espécies ao local e não o contrário. Experimentar cultivar todos os tipos de salada (alface, cónegos, endívia, chicória), espinafres, cenouras, couves rábano, alhos francês e talvez funcho da florença, talvez lentilhas, e em solos com bastante composto.
Eu consegui algumas destas colheitas na parte meia-sombra da minha varanda em Braga.

Certamente tomates, pimentos, beringelas, courgettes e feijões são amantes de sol; São mais os vegetais que gostam do sol dos que toleram a sombra. Mas os acima indicados podem crescer bem na sombra creio. Experimenta e decerto muitas colheitas terás.

Em relação ao espaço, cenouras podem crescer numa pequena floreira ou vaso (embora demorem); espinafres e as alfaces ou cónegos também. Os funchos, lentilhas e couves rábano bastam 2-3 plantas por um pequeno vaso de 25cm profundidade.
Para cresceres isto basta-te nem meio metro de espaço.