segunda-feira, fevereiro 09, 2009

Actualizacao, Varanda em Viena, 9 de Fevereiro, dificil o Inverno, dificil!


O frio foi tanto que os rios congelaram...


E a neve cobria tudo, incluindo a varanda... nada cresce...

Olá a todos!
Faz longo tempo que nao escrevo no blogue.
A verdade é que os dias aqui em Viena tem estado muito frios, desde Dezembro que as temperaturas sao frequentemente negativas e a neve acumula-se por cima das plantas e da varanda.

Observamos que é muito dificil crescer plantas nestas condicoes.
A neve matou todos os espinafres e nabos, todas as ervas de salada e algumas coisas que tinhamos plantado como cenouras e rabanetes. Mas duas plantas de aipo sobreviveram. E os alhos ficaram em mal estado mas ainda se aguentaram alguns. O morangueiro aguentou bem e as plantas da quinoa também. Assim como alguns cereais que plantei e flores de primavera.
Houve alturas em Janeiro que a neve cobriu durante vários dias seguidos as plantas com uma camada de 5-10 centrímetros. E a temperatura de seis ou sete graus negativos durante todo o dia, congelava as folhas das plantas que quase partiam ao toque!

Foi um pouco uma desilucao, mas pudera, dado até o Rio Danúbio ter congelado aqui!
Agora sei que o é fazer agricultura ao nível desta latitude em clima continental: nada fácil, quando nao há uma estufa!

Agora, hoje plantámos ervilhas.
Ainda é prevísivel uma nova vaga de frio, com temperaturas a chegar de novo aos 6 a 10 negativos, mas creio que as ervilhas nao vao germinar até a essa altura.

Temos vistos opcoes para mudar de casa para arranjar um espaco onde possámos cultivar mais vegetais, ervas e flores, em terreno aberto, nesta Primavera.
Cumprimentos e boas culturas a todos!

Sem comentários: