quarta-feira, agosto 03, 2011

Centáureas bonitas




domingo, julho 31, 2011

A nossa Permacultura na Islândia!

A Permacultura é de facto possível na Islândia, um clima polar.
Mudei-me para cá no ano passado, para a ecoaldeia Sólheimar, que está localizada no sudoeste da Islândia, com um clima mais ameno polar: verão são curtos, mas amenos, os invernos têm muita neve. Estou a crescer tanto em ambientes internos, uma conservatória virada a sul, e ao ar livre, num local exposto a sudoeste e uma localização abrigada a nordeste.



Dentro de casa cresço variedades anãs de tomate, pimentão e berinjela, uma planta de gengibre, acelga, rúcula e ervas diversas (cebolinha, tomilho, sálvia, erva-cidreira, hissopo, segurelha, orégano e manjerona).

Lá fora, cresço uma cama com cebola, cenoura e beterraba, outra com aipo, erva-doce, brócolis e chicória, outro com nabo e outros verdes, e outra cama com uma bela combinação (plantas companheiras) de acelga, beterraba e kohl rabi (abaixo).

Abaixo está a cama com beterrabas, cenouras e cebolas.


Duas zonas muito belas do jardim são as camas de flores silvestres para atrair animais selvagens, como abelhas e borboletas e proporcionar muita cor.



Na parte nordeste, mais sombria, estou a crescer algumas camas com vegetais orientais, ruibarbo e levístico (dois vegetais locais).



terça-feira, julho 26, 2011

Mudanças no Cantinho Verde. Importante (ler)

Tu subscreveste ao Cantinho Verde.

Porém, tenho escrito muito mais no mesmo blogue mas na versao inglesa (the Green Spot), dado ter mais audiência.

Se quiseres continuar a receber as novidades da minha Jardinagem e Permacultura, sugiro que percas uns segundos e vás ao seguinte link e torna-te fã. http://www.facebook.com/pages/​The-Green-Spot/118238218238132

Em alternativa, podes ir a http://feedburner.google.com/fb/a/mailverify?uri=greenspotenglish e subscrever o serviço de subscrição por e-mail, para seres notificado quando eu escrevo um novo artigo.

Vou começar a escrever muito mais frequentemente. Tenho já vários artigos preparados para os próximas dias e semanas, sobre Permacultura e diferentes plantas.

domingo, abril 24, 2011

Cantinho verde regressou!!! Desta vez na Islândia!

Após um ano sem cultivos, eis que voltámos a ter um espaço com terra, desta vez na Islândia, na ecoaldeia Sólheimar, onde vivemos e trabalhámos agora.


Em apenas três semanas de Abril, comecei do zero e já tenho qualquer coisa como 150 vasos a crescer flores e vegetais. Temos uma estufa em casa, uma marquise voltada a sul. E temos um pequeno espaço no exterior, em frente à casa.


Trouxe as minhas sementes para cá, e semeei oito tabuleiros com muitas coisas diferentes. A temperatura da marquise, à volta dos 22ºC, por causa do aquecimento central, é ideal.


Reutilizei muitos copos de plásticos e yogurte, para transplantar as plantas jovens de vegetais, enquanto espero que o tempo lá fora aqueça (ainda hoje nevou bastante). É prático, gratuito e amigo do ambiente!


Tenho tomates, pimentos, beringelas, courgettes, saladas orientais, alface, rúcula, espinafre, chicória, beterrabas, acelgas, bróculos, kale, couves-rábano, aipo, aipo-rábano, ervilhas, gengibre, várias misturas de flores silvestres, várias ervas aromáticas, e algumas raridades como bróculos perenes ("9 star") ou morangueiro-espinafre (chenopodium capitatum). Na fotografia (em abaixo), alguns vegetais orientais como pak choi, mizuna, tatsoi ou espinafre komatsuna, óptimos para "stir-fry".


Tenho alguns bolbos de verão, a ver se estabeleço como perenes, como anémonas, ranúnculos, dicentra, astilbe, lírios. Além disso semeei papoilas, aquilégias, campanulas, delphinum e nicantra physaloides. Estou também a ver se cresço allium ursinum, atriplex, tupinampos, scorzonera, salsify, cenouras roxas, e batatas negras. Semeei algumas destas coisas dentro de casa, num prato com papel húmido, a ver se consigo germiná-las mais rapidamente, para posteriormente transplantar, quando não houver perigo de neve.


É um verdadeira experiência de permacultura em climas polares! O tempo ainda frio e ventoso torna díficil efectuar sementeiras em Abril. Por último, desejámos melhorar a nossa auto-suficiência em vegetais, e criar nesta paisagem desolada, alguma cor e biodiversidade. A ver vamos como irá correr esta aventura verde!

Para seres notificado de postagens futuras, por favor subscreve com o teu email no blogue (barra em cima).