domingo, julho 31, 2011

A nossa Permacultura na Islândia!

A Permacultura é de facto possível na Islândia, um clima polar.
Mudei-me para cá no ano passado, para a ecoaldeia Sólheimar, que está localizada no sudoeste da Islândia, com um clima mais ameno polar: verão são curtos, mas amenos, os invernos têm muita neve. Estou a crescer tanto em ambientes internos, uma conservatória virada a sul, e ao ar livre, num local exposto a sudoeste e uma localização abrigada a nordeste.



Dentro de casa cresço variedades anãs de tomate, pimentão e berinjela, uma planta de gengibre, acelga, rúcula e ervas diversas (cebolinha, tomilho, sálvia, erva-cidreira, hissopo, segurelha, orégano e manjerona).

Lá fora, cresço uma cama com cebola, cenoura e beterraba, outra com aipo, erva-doce, brócolis e chicória, outro com nabo e outros verdes, e outra cama com uma bela combinação (plantas companheiras) de acelga, beterraba e kohl rabi (abaixo).

Abaixo está a cama com beterrabas, cenouras e cebolas.


Duas zonas muito belas do jardim são as camas de flores silvestres para atrair animais selvagens, como abelhas e borboletas e proporcionar muita cor.



Na parte nordeste, mais sombria, estou a crescer algumas camas com vegetais orientais, ruibarbo e levístico (dois vegetais locais).



2 comentários:

Pami Sami disse...

Lindo!! ^^

Flor disse...

Parabéns, consegue em um clima polar o que nós nao conseguimos aqui no nosso Brasil Tropical!
Uma porque nao fazemos!