quarta-feira, julho 29, 2009

O problema das abelhas a desaparecer; The trouble of disappearing bees

O jardim está agora muito crescido e todos os dias colhemos comida dele. Infelizmente a máquina avariou para poder tirar fotografias. São tomates, aipo, rúcula, bróculos, acelgas, pimentos, pepinos, courgettes e abóboras.
No entanto, as courgettes e as abóboras estão a produzir mal. Crescem, dão muita flor mas o fruto só desenvolve às vezes. Descobri que o problema é fraca polinização, e como esta é feita pelas abelhas, já sabemos o que é.
É um problema gravíssimo para a Humanidade, e mundial, já que tantas culturas estão a ser afectadas por este desaparecimento. Especialmente nos últimos anos. Há diversas teorias, os cientistas não tem a certeza, mas as mais faladas, são o excesso de pesticidas, a introdução dos OGMs, e possivelmente a radiação dos telemóveis.
A solução, que irei melhorar no próximo ano, é introduzir mais flores silvestres no jardim que atraem as abelhas, ou até, criarmos uma colmeia no jardim!

Tirando isso, os tomates produzem imensamente bem, mesmo com um verão algo frio, e tendo o jardim numa zona com apenas 4 horas de sol directo. Agradeço às camas de cultivo com composto, chás de composto e urtiga como fertilizante natural, o mulching (cobertura do solo), ao cultivo de biodiversidade no jardim (companion planting) enfim a todos estes fabulosos métodos de cultivo biológico!! Funcionam tão bem! E a comida é deliciosa, fresca e abundante!

Sem comentários: